Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Sou apaixonada por rock, Linkin Park e livros. Adoro! Vocês vão prestigiar minhas maiores idéias neste blog.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 6 de março de 2013
Uma coisa em que estou muito interessada é sobre a Grécia Antiga, uma matéria de História que já vai acabar, vcs podem achar estrando, eu estar super interessada em lição? Não, não é apenas lição, essa aprendizagem está me surpreendendo, bom, na Grécia Antiga, haviam os períodos: Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico, hmm, vamos ver se me lembro de um mito do período Arcaico.... O herói da história se chama Teseu.


Teseu foi um dos grandes heróis da mitologia grega, tendo vivido, de acordo com os historiadores, em Atenas, da qual teria se tornado rei entre 1234 a.C. e 1204 a.C. Teseu – nascido na distante Trezena - era de linhagem nobre, pois era filho do rei Egeu. Foi determinado pelo próprio Egeu que Teseu só tomaria conhecimento de sua origem quando tivesse idade suficiente para erguer a espada e calçar as sandálias que foram guardadas sob uma pedra. Ao chegar esse momento, Teseu – dono de força e vigor impressionantes – viajou em direção a Atenas enfrentando vários desafios e vivendo várias batalhas.
Depois de se tornar famoso teve de enfrentar seus primos traiçoeiros que desejavam lhe roubar o trono. Assim, Teseu tornou-se campeão de Atenas e se ofereceu para matar o famoso Minotauro (criatura metade homem, metade touro) na ilha de Creta. Há mais de uma versão para os fatos que levaram Teseu a enfrentar o Minotauro. Em uma delas, Minos – rei de Creta – sacrificava jovens atenienses para o Minotauro como cobrança pela morte de seu filho Androgeu (por culpa de Egeu). O Minotauro habitava um imenso labirinto na qual suas vítimas eram presas e do qual ninguém jamais escapara. Com a ajuda da jovem Ariadne – filha de Minos – apaixonada por ele, Teseu consegue entrar no labirinto (sendo guiado por um fio de novelo) e matar o Minotauro. Quem deu uma versão desta lenda foi o próprio Federico Fellini que o incluiu uma sequencia do seu famoso Satyricon (1969). O halterofilista Gordon Mitchell era quem o enfrentava no labirinto e na arena. Com a morte de Egeu, Teseu tornou-se Rei de Atenas, mas continuou a viver outras aventuras, entre elas, lutando contra as lendárias Amazonas, e se apaixonando por uma delas em eventos que também são contados em várias versões. No inicio da década de 30, esse episódio envolvendo Teseu e as amazonas tornou-se a peça teatral The Warrior’s Husband encenada com Katherine Hepburn no papel de Antíope, irmã da Rainha das Amazonas. Em 1933, a já então estrela da Broadway Katherine Hepburn criou o papel mas  foi substituída na tela por Elissa Landi como Antíope, tendo David Manners como Teseu na adaptação de O Marido da Guerreira (The Warrior’s Husband), de Walter Lang.
Em 1960, uma produção italiana chamada Teseu e o Minotauro/Teseo contra il minotauro, dirigida por Silvio Amadio, foi estrelada pelo atleta norte-americano Bob Mathias no papel de Teseu, mostra a batalha do herói grego contra a terrível criatura de Creta. Mathias (nome verdadeiro: Robert Bruce Mathias) foi o primeiro atleta a ganhar consecutivamente os jogos Olímpicos. Foi medalha de ouro em 1948 em Londres e em 1952 em Helsink, Finlândia na competição de Decatlon, estabelecendo nesta última uma pontuação recorde. Depois de 1952, Mathias se retirou das competições esportivas, tendo uma curta carreira de ator entre 1954 e  1967. Seu papel de Teseu foi seu penúltimo papel. Entre 1967 e 1975, Mathias entrou para a política tornando-se, por quatro mandatos, representante do Vale de San Joaquin na California pelo Partido Republicano. Sua parceira foi uma das mulheres mais belas do cinema italiano, Rossana Schiaffino.
Outra versão da luta contra o Minotauro apareceu em 2008, em versão de uma Opera para Home Video onde ele foi vivido por Johan Reuter: The Minotaur. Muitas vezes, porém em vez de Teseu eles simplesmente colocavam Hercules – que temos que reconhecer é muito mais famoso – realizando suas façanhas!  Há até imaginem a ousadia: um Simbad contra o Minotauro (2011, TV).
Houve outros Teseus no cinema. Hal Smith o interpretou numa comédia dos Três Patetas (1962) (em Portugal acreditam eles são chamados de Estarolas!), mas sua mais freqüente aparição é em qualquer adaptação da peça clássica Phaedra (aqui vivida sem muito a ver por Fiedra Pinto), ainda que é preciso ter cuidado para não confundi-lo com outro Teseu de Sonho de uma Noite de Verão, de Shakespeare e o adivinho Tiresias de Édipo Rei.
Mas o nosso velho Teseu aparece em varias adaptações para a TV de Phèdre (em 2009, vivido por Stanley Townsend), de histórias correlatas com o amigo Hércules (inclusive nas séries de TV Young Hercules, onde foi vivido por Mundo Morrison) e Hércules (96, por James Townsend) e também no telefilme Helena de Tróia (2003), vivido pelo ilustre ator sueco Stellan Skarsgaard. Também não o confunda com Perseu (de Fúria de Titãs), nem Jasão (dos Argonautas e o Velocino de Ouro). Se bem que o cinema tem tão pouco respeito pela mitologia que já se encarrega de misturar tudo numa grande salada (por vezes indigesta).

Com preguiça de ler tudo? Faço um resumo:

Teseu foi um dos grandes heróis da mitologia grega, tendo vivido, de acordo com os historiadores, em Atenas, da qual teria se tornado rei entre 1234 a.C. e 1204 a.C. Teseu era de linhagem nobre, pois era filho do rei Egeu.Foi determinado pelo próprio Egeu que Teseu só tomaria conhecimento de sua origem quando tivesse idade suficiente para erguer a espada e calçar as sandálias que foram guardadas sob uma pedra. Ao chegar esse momento, Teseu – dono de força e vigor impressionantes – viajou em direção a Atenas enfrentando vários desafios e vivendo várias batalhas.Assim, Teseu tornou-se campeão de Atenas e se ofereceu para matar o famoso Minotauro (criatura metade homem, metade touro) na ilha de Creta. Há mais de uma versão para os fatos que levaram Teseu a enfrentar o Minotauro. Em uma delas, Minos – rei de Creta – sacrificava jovens atenienses para o Minotauro como cobrança pela morte de seu filho Androgeu (por culpa de Egeu). O Minotauro habitava um imenso labirinto na qual suas vítimas eram presas e do qual ninguém jamais escapara. Com a ajuda da jovem Ariadne – filha de Minos – apaixonada por ele, Teseu consegue entrar no labirinto (sendo guiado por um fio de novelo) e matar o Minotauro.

Minotauro


Bom, Atenas e Esparta, eram as principais cidades da Grécia Antiga, Atenas era governada pela maioria e Esparta pelos mais ricos. Atenas era a cidade mais rica e Esparta eram os mais fortes. As duas cidades guerriaram por território e para descobrir quem era o melhor. Como as duas cidades são poderosíssimas, a guerra durou 50 anos (480 A.C---------430 A.C) Devem estar curiosos para saber quem ganhou, Esparta foi a cidade vencedora (estava torcendo quando o professor ia dizer). Atenas era dona da liga de Delos e Esparta da liga do Peloponeso.


0 comentários: